Pages

18 de fev. de 2010

Entrevista

Entrevista com a cantora Ithamara Koorax, concedida a Netto Moura para o Blog Riacho Doce em 18/02/10.

NM - Na época, como foi para você saber que uma música sua estaria na trilha sonora da minissérie?

IK - Fui convidada pelo Mariozinho Rocha, diretor musical da Rede Globo, para gravar "Iluminada". Acho que esse convite aconteceu em maio ou junho de 1990. Ou seja, eu sempre soube que a música era para ser incluida na trilha da minissérie. O único risco era o Mariozinho ou algum outro figurão não gostar da minha gravação. Mas, felizmente, todo mundo amou e isso me abriu as portas na Globo. Foi minha primeira gravação-solo e tocou muito nas rádios, chegando ao Top 10 em várias emissoras tanto de AM como de FM. Mariozinho virou meu fã, assim como a autora Ana Maria Moretzsohn, que mais tarde me chamou para cantar o tema "Cristal", que ela compôs para a personagem vivida por Sandy na novela "Estrela Guia" em 2001. Mais recentemente, gravei em 2007, no CD "Obrigado Dom Um Romão", a letra em português que Ana Maria escreveu, especialmente para mim, para a canção italiana "Estate". Nada disso teria acontecido sem "Iluminada", uma linda obra de Chopin (Balada nº 1 em Sol Menor) adaptada pelo Ary Sperling, que também fez o arranjo e tocou teclados, com letra do Aldir Blanc.

NM - Como a música era tema da protagonista, estava sempre em evidência na trama, você acompanhava a minissérie?

IK - Claro! E lembro que "Iluminada" demorou para começar a tocar. Primeiro colocaram no ar uma versão instrumental. Só depois que o romance entre os personagens Eduarda (Vera Fischer) e Nô (Riccelli) engrenou é que a minha gravação passou a tocar. A trilha sonora vendeu muito nos formatos de vinil e CD, tendo já sido relançada duas vezes. Alguns anos depois, "Riacho Doce" foi lançada comercialmente em VHS, e depois em DVD, em 2007. Coleciono todas as edições!

NM - Você teve várias músicas nas trilhas das novelas da Rede Globo, tem uma que mais te marcou?

IK - Além de "Riacho Doce", que foi literalmente um marco na minha carreira e me deu o prêmio de cantora revelação de 1990 concedido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), gosto muito das músicas feitas e gravadas especialmente para "Araponga", "Renascer", "Fera Ferida" e "Pedra Sobre Pedra". Outras músicas ultrapassaram a fronteira televisiva e fizeram sucesso até no exterior, como aconteceu com a gravação hip-hop de "A Rã", parceria de João Donato e Caetano Veloso que foi tema da personagem de Maitê Proença em "Cara & Coroa", e tocou muito nas danceterias e nos clubes de acid-jazz de Londres em 1994. Em 2003, tive a honra de gravar uma música inédita de Tom Jobim, "Absolut Lee", para a trilha de "Celebridade", usada como tema de um romance que não chegou a acontecer entre as personagens de Deborah Evelyn e Marcio Garcia. "Absolut Lee", por ser cantada em inglês, entrou na parte internacional, e fez mais sucesso em Portugal do que no Brasil, além de ter sido incluida também no meu CD "Autumn in New York", lançado mundialmente em 2004. Outra curiosidade foi que, em "Renascer", além de eu ter gravado o tema "Joaninha", eu também gravei uma "Ave Maria" como tema do Padre Santo, mas esta gravação não entrou no disco da trilha, embora tenha tocado muito na telinha. O Mariozinho disse que não ia pegar bem incluir, numa mesma trilha, duas músicas cantadas por mim. Não tenho mais nenhuma cópia daquela gravação da "Ave Maria", então se você conhecer alguém que tenha gravado da telinha, por favor me avise! Última informação: em 1994, no meu CD "Rio Vermelho", eu gravei uma faixa chamada "Não Sei", que é uma adaptação de Gaya e Aloysio de Oliveira para o tema instrumental de abertura de "Riacho Doce", o "Estudo em Mi Maior Opus 10" de Chopin. Isto mostra o quanto a série "Riacho Doce" está presente na minha vida!


Muito obrigado Ithamara! Agradeço a gentileza e a colaboração com o Blog.

Mais sobre a cantora em: Blog - MySpace - Site


______________________________________________________________________



Share:
© Riacho Doce 2009 - 2014 | Theme by Seo Blogger Templates