A externas foram gravadas no arquipélago de Fernando de Noronha trazendo belíssimas imagens.
Trazer a obra de José Lins do Rego para a TV foi uma idéia de Aguinaldo Silva. Na verdade, ele não se lembrava bem da história, lida na infância, mas a sensualidade e a beleza literária eram emoções ainda muito fortes. E esses elementos foram preservados na adaptação, mesmo com todas as liberdades tomadas.
O projeto Riacho Doce nasceu de um programa sobre Fernando de Noronha, exibido pelo Globo Repórter e assistido por Paulo Ubiratan. Deslumbrado com as imagens de fundo do mar, Paulo ousou e obteve belíssimas cenas, que só enriquecem este "romance com pitadas de tragédia e aventura" como, na época da estréia, definiu a minissérie. A aventura, é claro, fica por conta dos mergulhos e do fundo do mar. Quanto ao romance e a tragédia, decorrem da paixão de Nô (Carlos Alberto Riccelli) e Eduarda (Vera Fischer) e a proibição pela mística vó Manuela (Fernanda Montenegro).
Apesar de não muito divulgado pela produção da minissérie, a praia de Carne de Vaca, em Pernambuco (divisa com a Paraiba) serviu de cenário para a vila de pescadores, e muitos moradores da praia foram figurantes da trama. Depois do fim das filmagens, pensou-se em mudar o nome da praia, de Carne de Vaca para Riacho Doce, mas parte da população não aceitou a ideia.
A atriz Beth Goulart não era a personagem escalada para viver Helena. Era a Cássia Kiss, que chegou a ir para Fernando de Noronha, mas se desentendeu com o Diretor Paulo Ubiratan e foi cortada do elenco.
Outra mudança foi na personagem Cristina, quem faria seria Tatiana Toffoli, que não chegou a fazer a minissérie, e acabou sendo interpretada pela Suzy Rêgo.
Riacho Doce foi reapresentada entre 1º de abril a 10 de maio de 1991 na sessão Vale a Pena Ver de Novo, às 13h30, em 30 capítulos, e no fim de tarde, entre 16 de fevereiro e 27 de março de 1998, às 17h00, com os mesmos 30 capítulos, na faixa de programação intitulada Tempo de Verão.
Também foi lançada em vídeo nos anos 90,
e em DVD, em 2007, em uma caixa de 5 discos.
Em muitas cenas da minissérie foi explorada a sensualidade dos protagonistas, fato que gerou polêmicas sobre a nudez na televisão. A minissérie provocou discussão em alguns setores da imprensa e no meio artístico.Tanto nas reprises quanto no DVD as cenas de nudez foram cortadas.
A trilha sonora da minissérie foi lançada originalmente em vinil.
A Som Livre reproduziu as mesmas faixas em CD, junto com a minissérie relançada pela Globo em DVD.
O Romance "Riacho Doce" de José lins do Rêgo também foi adaptado para o cinema com o título de "Bela Donna" um filme brasileiro e estadunidense de 1998, com Eduardo Moscovis interpretando o pescador Nô e Natasha Henstridge no papel de Donna, (que na minissérie é Eduarda, interpretada por Vera Fischer).
Sinopse do filme
Na década de 1930, Donna e Frank, um casal de estrangeiros, vem para o Brasil, mais precisamente, para o Ceará. O homem vem para trabalhar num empreendimento petrolífero, e a sua esposa logo se integra aos hábitos da região e acaba conhecendo um atraente pescador, Nô. Os dois acabam apaixonando-se. Em inglês o título do filme é (White Dunes) Areia Branca, no Rio Grande do Norte. foi o local onde aconteceram as filmagens.
Atores falecidos:
Chiquinho Brandão - Pedro
Falecimento - 4 de junho de 1991 (39 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Luís Maçãs - Dr. Alfredo
Falecimento - 26 de julho de 1996 (32 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Jofre Soares - Zé Divino
Falecimento - 19 de agosto de 1996 (77 anos)
São Paulo, SP
Rômulo Arantes - Julião
Falecimento - 10 de junho de 2000 (42 anos)
Maripá de Minas, MG
Francisco Milani - DelegadoMaripá de Minas, MG
Falecimento - 13 de agosto de 2005 (68 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Fábio Junqueira - Frei Hans
Falecimento - 20 de novembro de 2008 (52 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Sebastião Vasconcelos - Fabiano
Falecimento - 15 de julho de 2013 (86 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Veja também: Elenco - Informações - A História - Entrevistas