A externas foram gravadas no arquipélago de Fernando de Noronha trazendo belíssimas imagens.
Trazer a obra de José Lins do Rego para a TV foi uma idéia de Aguinaldo Silva. Na verdade, ele não se lembrava bem da história, lida na infância, mas a sensualidade e a beleza literária eram emoções ainda muito fortes. E esses elementos foram preservados na adaptação, mesmo com todas as liberdades tomadas.
O projeto Riacho Doce nasceu de um programa sobre Fernando de Noronha, exibido pelo Globo Repórter e assistido por Paulo Ubiratan. Deslumbrado com as imagens de fundo do mar, Paulo ousou e obteve belíssimas cenas, que só enriquecem este "romance com pitadas de tragédia e aventura" como, na época da estréia, definiu a minissérie. A aventura, é claro, fica por conta dos mergulhos e do fundo do mar. Quanto ao romance e a tragédia, decorrem da paixão de Nô (Carlos Alberto Riccelli) e Eduarda (Vera Fischer) e a proibição pela mística vó Manuela (Fernanda Montenegro).
Apesar de não muito divulgado pela produção da minissérie, a praia de Carne de Vaca, em Pernambuco (divisa com a Paraiba) serviu de cenário para a vila de pescadores, e muitos moradores da praia foram figurantes da trama. Depois do fim das filmagens, pensou-se em mudar o nome da praia, de Carne de Vaca para Riacho Doce, mas parte da população não aceitou a ideia.
A atriz Beth Goulart não era a personagem escalada para viver Helena. Era a Cássia Kiss, que chegou a ir para Fernando de Noronha, mas se desentendeu com o Diretor Paulo Ubiratan e foi cortada do elenco.
Outra mudança foi na personagem Cristina, quem faria seria Tatiana Toffoli, que não chegou a fazer a minissérie, e acabou sendo interpretada pela Suzy Rêgo.
Riacho Doce foi reapresentada entre 1º de abril a 10 de maio de 1991 na sessão Vale a Pena Ver de Novo, às 13h30, em 30 capítulos, e no fim de tarde, entre 16 de fevereiro e 27 de março de 1998, às 17h00, com os mesmos 30 capítulos, na faixa de programação intitulada Tempo de Verão.
Também foi lançada em vídeo nos anos 90,e em DVD, em 2007, em uma caixa de 5 discos.
Em muitas cenas da minissérie foi explorada a sensualidade dos protagonistas, fato que gerou polêmicas sobre a nudez na televisão. A minissérie provocou discussão em alguns setores da imprensa e no meio artístico.Tanto nas reprises quanto no DVD as cenas de nudez foram cortadas.
A trilha sonora da minissérie foi lançada originalmente em vinil.A Som Livre reproduziu as mesmas faixas em CD, junto com a minissérie relançada pela Globo em DVD.
O Romance "Riacho Doce" de José lins do Rêgo também foi adaptado para o cinema com o título de "Bela Donna" um filme brasileiro e estadunidense de 1998, com Eduardo Moscovis interpretando o pescador Nô e Natasha Henstridge no papel de Donna, (que na minissérie é Eduarda, interpretada por Vera Fischer).Sinopse do filme
Na década de 1930, Donna e Frank, um casal de estrangeiros, vem para o Brasil, mais precisamente, para o Ceará. O homem vem para trabalhar num empreendimento petrolífero, e a sua esposa logo se integra aos hábitos da região e acaba conhecendo um atraente pescador, Nô. Os dois acabam apaixonando-se. Em inglês o título do filme é (White Dunes) Areia Branca, no Rio Grande do Norte. foi o local onde aconteceram as filmagens.
Atores falecidos:
Chiquinho Brandão - PedroFalecimento - 4 de junho de 1991 (39 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Luís Maçãs - Dr. AlfredoFalecimento - 26 de julho de 1996 (32 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Jofre Soares - Zé DivinoFalecimento - 19 de agosto de 1996 (77 anos)
São Paulo, SP
Rômulo Arantes - Julião
Falecimento - 10 de junho de 2000 (42 anos)
Maripá de Minas, MG
Maripá de Minas, MG
Francisco Milani - DelegadoFalecimento - 13 de agosto de 2005 (68 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Fábio Junqueira - Frei HansFalecimento - 20 de novembro de 2008 (52 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Sebastião Vasconcelos - Fabiano
Falecimento - 15 de julho de 2013 (86 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Veja também: Elenco - Informações - A História - Entrevistas

